fbpx
Pular para o conteúdo

Quais as vantagens de uma casa sustentável?

Henrique Martins

26/Jul | Leitura 2min

Post Casa Sustentável

Todos sabemos o que é uma casa e o que a compõe, normalmente existem quartos, banheiros, cozinha, salas, corredores, lavanderia, garagem, e até espaços mais elaborados como salas de tv, jantar, loft, mezaninos, escritórios, áreas gourmets, etc. O que haverá na sua casa, só você sabe, mas o que a define em ser a sua casa, o seu lar, seu lugar de pertencimento?

Alguns podem dizer que são as pessoas que a compartilham, outros que a casa é a realização de um sonho. Essa definição não pode ser rotulada, ela é particular e intangível. Mas independente disso todos quando vão construir uma casa, seja o propósito qual for, sempre buscamos a maior eficiência, rapidez e economia de investimento.

E você sabia que a arquitetura sustentável pode unir os objetivos de um bom investimento com as expectativas de quem está investindo? Pois é! Ao investir em um projeto de sustentabilidade você está investindo em satisfação, por exemplo, olhando primeiro para a economia dos recursos monetários, pode citar vantagens como:

A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS LIMPOS

Métodos construtivos sustentáveis visam realizar uma obra limpa, reduzindo a necessidade excessiva de remoção de entulhos.

  • A ECONOMIA DE MATERIAIS E INSUMOS

Estes métodos conseguem ser mais precisos na quantificação dos materiais e evitam desperdícios e a necessidade de compras de insumos esporádicos, tornando o orçamento de obras mais exato.

  • VELOCIDADE E EFICIÊNCIA

Com os métodos adequados é possível acelerar o prazo comum de obra, atingindo o objetivo com um melhor prazo e de forma mais eficiente.

  • TERRAPLANAGEM E DESMATAMENTO

Com uma análise precisa do terreno é possível desenvolver o projeto para que se adapte ao relevo natural, reduzindo a necessidade da terraplanagem e ainda preservar a flora existente no local, muitas vezes integrando-a na construção.

  • ROI 

Um bom projeto com sustentabilidade busca sempre preservar o investimento e até mesmo desenvolver um possível retorno financeiro, por exemplo, utilizando geração de energia fotovoltaica, aproveitamento de água da chuva, dispositivos na casa para redução do consumo, iluminação natural, entre muitas outras técnicas.

Além das vantagens para a economia financeira, existe o investimento em qualidade de vida, que pode ser mensurado ao longo do tempo em saúde e bem-estar, e é percebido devido a:

  • CLIMATIZAÇÃO NATURAL

Ambientes sustentáveis fazem a compensação térmica naturalmente, assim como na natureza, evitando a necessidade de ar-condicionado e aquecedores, a troca de temperatura ocorre de forma saudável.

  • ILUMINAÇÃO NATURAL

Uma casa iluminada naturalmente favorece a imunidade do corpo, e o contato com o ciclo circadiano de maneira adequada, faz com que o bem-estar seja elevado naturalmente, além da economia energética.

  • MATERIAIS NATURAIS

A utilização de materiais naturais na construção torna a casa hipoalergênica e atóxica, e proporciona o contato com as texturas da natureza.

  • MELHORA DA SAÚDE MENTAL 

Há estudos que indicam que um ambiente harmonizado de maneira sustentável favorece a saúde mental, reduzindo quadros de fadiga, ansiedade, estresse e irritabilidade.

Fonte – https://www.uninter.com/noticias/a-importancia-da-arquitetura-sustentavel-na-saude-e-bem-estar

  • PRESERVAÇÃO DO MEIO EM QUE VIVEMOS

A maior contribuição com a saúde que a arquitetura sustentável pode oferecer é a possibilidade de preservação ambiental, pois o ecossistema em que vivemos sofre com mais de 75% do consumo de seus recursos naturais em prol do mercado da construção civil, segundo dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

Ainda existe muito onde se aprofundar nos impactos positivos de se viver em uma casa com sustentabilidade, e a necessidade está sendo cada vez maior, o efeito estufa, o consumo desenfreado de água, o desmatamento são consequências de investimentos que não levaram em consideração a necessidade de preservação como um todo, e já que todos desejamos ter onde viver e desejamos viver bem, podemos unir um pouco de responsabilidade, saúde e atitudes positivas para um futuro saudável e próspero.

Posts Relacionados

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse, de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e ficar ligado no mundo da arquitetura sustentável.