Pular para o conteúdo

O que é Arquitetura Sustentável?

Henrique Martins

20/Jun | Leitura: 3min

Arquitetura Sustentável - Casa post

A arquitetura sustentável tem sido cada vez mais necessária para que o crescimento urbano não seja danoso ao meio em que vivemos, mas afinal de contas, o que faz a arquitetura convencional se tornar aliada das causas ambientais?

A arquitetura sustentável, que já foi chamada até mesmo de ecoarquitetura, é um conceito arquitetônico onde o profissional que o projeta tem como embasamento as condutas e práticas de sustentabilidade. 

Se olharmos para a definição do conceito de sustentabilidade, de acordo com a WWF (World Wide Fund For Nature): “é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.”                                                                    (Fonte – https://www.wwf.org.br/participe/porque_participar/sustentabilidade/)

Como a Arquitetura Sustentável é aplicada no mercado da construção?

Para o mercado da construção a aplicação não é diferente diferente, profissionais sérios que realmente se importam com os impactos que seus trabalhos podem gerar no meio ambiente estão adotando condutas e mudanças conceituais e de atuação para que o crescimento econômico ande em harmonia com a natureza, preservando principalmente os recursos naturais tão importantes para a vida ao redor do globo.

A arquitetura por si só tem um grande poder de impacto, tanto positivo quanto negativo, ao mesmo tempo em que podemos adotar um método construtivo que consuma vários m³ de água na obra, podemos projetar com métodos alternativos que não necessitem de grandes volumes dos recursos naturais e nem gerem toneladas de lixos nocivos.

Quando uma edificação é pensada com responsabilidade, desde o papel até a finalização, é possível atuar de forma em que a construção se integre com o ambiente ao redor, executando uma obra limpa, com ganho de eficiência e produtividade, reduzindo as perdas e excessos de materiais e até economizando os recursos de quem a financia.

Quais as características de uma construção sustentável?

Uma construção sustentável traz consigo não apenas as vantagens para o momento da execução, mas proporciona bem-estar e saúde para seus ocupantes, algumas das características principais de uma casa com esse conceito são:

  • Autonomia hídrica e energética
  • Ótimo conforto termoacústico
  • Ventilação e iluminação natural
  • Reduz as emissões de CO2
  • Materiais hipoalergênicos
  • Redução da geração resíduos 
  • Métodos de baixo impacto ambiental

Entre inúmeras outras…

Optar por esse modelo é o mesmo que investir em um futuro saudável para todos, e além do fator preservação, existem também algumas pesquisas que apontam dados apontam uma maior valorização dos imóveis construídos dentro das diretrizes de sustentabilidade, que torna o modelo ainda mais atrativo, seja para moradia, venda ou aluguel.

Confira um dos estudos:                                                                          researchgate.net/publication/245310017_Sustainability_and_property_valuation_A_risk-based_approach

Portanto, assim como todo investimento, lembre-se de escolher a melhor maneira para a  preservação de recursos, tanto os seus quanto os do nosso planeta. Construa e invista com sustentabilidade.

Posts Relacionados

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse, de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e ficar ligado no mundo da arquitetura sustentável.