Pular para o conteúdo

Cisternas Para Água da Chuva x Sistemas de Irrigação – A Combinação Perfeita Para um Jardim Sustentável

Os sistemas de aproveitamento de água da chuva vem se tornando item indispensável nos sistemas de irrigação

Ter um jardim por sí só já é uma escolha que permite aos moradores se aproximarem da natureza de uma maneira muito íntima. Principalmente no Brasil, país propício à diversidade de espécies de plantas e árvores graças ao seu clima tropical, optar por um jardim traz mais vida ao imóvel e garante sem sombra de dúvidas mais saúde e bem estar a todos os futuros moradores de uma residência.

Outra grande vantagem que o nosso clima nos oferta é a disponibilidade de chuvas e é aqui que mora uma grande ideia de sustentabilidade. Nos últimos anos a procura por cisternas para aproveitamento de água da chuva aumentou consideravelmente, tornando este sistema um item quase indispensável para a irrigação do jardim.

As vantagens de se utilizar a água da chuva são inúmeras. Ganha-se em sustentabilidade, valorização do imóvel, na qualidade da água, que por ser livre de produtos como o cloro e o flúor apresenta excelente qualidade para a irrigação, além de podermos estender os usos da água da chuva para outros fins, como lavagem de carros, pisos, vasos sanitários … Enfim, as possibilidades são inúmeras, onde atualmente podemos alcançar os 70% de economia de água potável ao combinar múltiplos usos que a substituam com segurança.

Depoimento: Cisterna Pronta Para Irrigação

No vídeo abaixo, Juliano Liolino, diretor da Irrigar comenta como a Cisterna Pronta facilita seus projetos graças a seu exclusivo sistema de instalação. Confira:

O que considerar em meu projeto?

Para seu reservatório de água da chuva é crucial que seja feito um dimensionamento prévio. Este dimensionamento considera fatores como os tipos de consumo, área de telhado e histórico pluviométrico dos últimos 30 anos da região onde o imóvel se encontra.

Segundo Hiago Vilar, da ECOCASA, o dimensionamento se faz crucial para que não se projete uma cisterna nem muito pequena e nem muito grande, garantindo o volume ideal para cada projeto e consequentemente um melhor custo-benefício.

Água: Aumento Tarifário Chega A 100% Em 10 Anos

Nos últimos 10 anos o custo da água aumentou praticamente 10 vezes em algumas regiões do País. Esse aumento deu-se por diversos fatores, mas foi a crise hídrica de 2014 um dos mais agravantes.

O período foi importante para a conscientização sobre as ações que podemos tomar para preservar este que é o recurso mais precioso do Planeta. O uso de cisternas foi elencado como o modo mais efetivo de economizar água potável e consequentemente diminuir a pressão  do consumo na rede pública de distribuição.

Vale lembrar que quando pensamos em usar a água da chuva estamos também pensando em economia financeira, afinal, tal aumento tarifário acelera o retorno sobre o investimento no sistema de aproveitamento de água da chuva, que hoje varia de 4 à 7 anos, em média.