fbpx
Pular para o conteúdo

Por que não adquirir um projeto arquitetônico Ctrl C – Ctrl V

Por que não adquirir um projeto arquitetônico CTRL C - CTRL V

Henrique Martins

04/Jul | Leitura 2min

Projeto Arquitetônico Encaixotado

Você já notou que ao andar pela sua cidade, principalmente em bairros ou condomínios mais novos, as casas parecem que saíram todas do mesmo catálogo? Ultimamente podemos ver com frequência casas com traços retos, ângulos adjacentes, telhados escondidos nas platibandas, janelas e portas enormes, etc. Assim como na moda, estabeleceu-se um padrão, e isso não é algo negativo, pois a arquitetura sempre gerou e acompanhou tendências e momentos sociais e históricos.

De tempos em tempos podemos acompanhar o avanço das construções, com as novas tecnologias, otimizações, materiais e métodos, mas parece que com tanta facilidade o desenvolvimento arquitetônico está saindo como uma produção em massa, imprimindo projetos quase que iguais, com os mesmos traços, dimensões, detalhes, etc.

Ao olharmos para a definição de Arquitetura, que pode ser:

“A arte e técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É o processo artístico e técnico que envolve a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de atividades humanas.” fonte: https://www.significados.com.br/arquitetura/

Podemos comprovar que uma das suas características é ser uma ARTE, e um de seus objetivos é se adequar às DIFERENTES ATIVIDADES HUMANAS, ou seja, se adequar a rotina das pessoas. 

Analisando por este ângulo, podemos supor que o projeto arquitetônico de uma casa deve ser inspirado em seus ocupantes, em suas rotinas, em seu dia-a-dia, que, assim como uma característica da arquitetura sustentável, é projetar um ambiente funcional e confortável que gere prazer e aconchego para a vidas das pessoas que a habitam, com isso, ao oferecermos um projeto padronizado estamos rotulando a rotina das pessoas como iguais, e ignorando o fato de todos sermos únicos.

Pode parecer uma crítica arrogante, mas o que queremos realçar é a necessidade e importância de cada projeto, para que cada edificação seja única no mundo. Quando analisamos a personalidade e as características de nossos clientes podemos conhecer a sua essência e ver traços sem iguais, e nosso dever é transformá-los em algo palpável que eles se identifiquem. 

Se você está pensando em construir, não escolha sua arquitetura pela do seu vizinho, busque referências, aspectos em vários lugares que sejam semelhantes às suas características, e peça para seu profissional arquiteto que transforme tudo isso em realidade através dessa essência única que você carrega, fazendo isso, por incrível que pareça, você já estará no caminho de uma arquitetura sustentável, pois a sustentabilidade pode ser vista como uma espécie de harmonia, e que nesse caso pode te trazer uma realização satisfatória.

Construa algo único, busque o novo, o diferente, a ECOCASA ARQUITETURA acredita que é hora de colocarmos um “ponto final” em projetos Ctrl C – Ctrl V, é por isso que buscamos o:

.new

.Different

.Purpose

.nosso ponto final vem antes de tudo!

.inspiradora, a arquitetura transforma a história, capaz de gerar sentimentos, sensações e influenciar vidas

 

.a ecocasa usa o seu propósito para criar a diferenÇa, colocando um ponto final no que seria mais do mesmo

Posts Relacionados

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse, de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e ficar ligado no mundo da arquitetura sustentável.