fbpx
Pular para o conteúdo

Biofilia - Conecte-se com a natureza

Henrique Martins

26/Jul | Leitura 2min

Biofilia Capa

Quando você imagina um lugar ideal para relaxar e ter tranquilidade, provavelmente, a primeira composição que vem em mente é um ambiente que tenha algum tipo de envolvimento com a natureza. Muitos estudos já comprovaram que a presença do verde da natureza nos ambientes promove uma sensação de tranquilidade, relaxamento e favorece a saúde, bem-estar e o conforto emocional, por esse fator está cada vez mais comum arquitetos e designers desenvolverem seus projetos levando em conta a arquitetura biofílica ou design biofílico.

Mas afinal de contas, “o que é biofilia?”

O termo “Biofilia” tem como significado o “amor às coisas vivas”, vindo do grego antigo (philia = amor a) – Fonte: https://www.dicio.com.br/biofilia/

Apesar da crescente tendência do conceito, a biofilia já é usada desde 1964 e ganhou maior popularidade nos anos 80, quando o biólogo Edward O. Wilson percebeu que o crescimento urbano promove a desconexão das pessoas com a natureza, fator nada saudável para a prosperidade.

Os princípios deste conceito são simples, apesar de sua aplicação ter um efeito complexo no dia-a-dia das pessoas, a proposta é simplesmente conectar as pessoas com a natureza para melhorar o bem-estar cotidiano. Arquitetos e designers estão cada vez mais recebendo esse tipo de demanda, em grandes centros urbanos, prédios corporativos, universidades, hospitais, hotéis são exemplos de estabelecimentos que já estão enxergando a importância de proporcionar ambientes harmonizados para os clientes e pacientes. No caso de adequação de um ambiente já existente a estratégia consiste em incorporar características da natureza utilizando a diversidade de recursos como, madeira, pedras, vegetação, luz natural e até mesmo água. E o uso de formas e silhuetas mais orgânicas para trazer a fluidez botânica ao invés de apenas linhas e ângulos retos.

A técnica biofílica traz benefícios palpáveis para a rotina de quem a presencia com frequência, quando incorporada em ambientes estratégicos favorece a produtividade, calma, estimula o aprendizado e criatividade. Quando aplicado em um ambiente residencial ou até em escolas, o contato com a natureza para as crianças promove um grande estímulo para o desenvolvimento da imaginação, socialização, sendo capaz de diminuir distúrbios de déficit de atenção, facilitando o foco.

Um estudo divulgado pela Human Spaces apresentou que cerca de 15% das pessoas que trabalham em ambientes que possuem algum tipo de elemento natural, apresentam níveis elevados de bem-estar e satisfação em relação às pessoas que trabalham sem contato com a natureza. Projetos com biofilia aplicada estão se tornando prioridade para ambientes que envolvem trabalho, buscando o aumento da produtividade e criatividade. Consequentemente a redução considerável dos níveis de estresse e insatisfação para os funcionários.

Algumas das soluções mais simples para se incorporar a biofilia é a utilização de:

Jardim Vertical
  • Materiais naturais
  • Ambientação com luz natural
Iluminação Natural

A integração da biofilia, ou seja, da natureza dentro dos ambientes trazem muitos pontos positivos para a saúde humana, essa técnica que vem ganhando força no mundo corporativo pode ser também aplicada na sua casa, trazendo para a rotina doméstica o conforto e tranquilidade que cada vez mais as pessoas buscam em refúgios afastados para desestressar e escapar da agitação da vida urbana, levar esse conceito para dentro de casa é um investimento em uma vida saudável e harmoniosa sem a necessidade das férias como forma de cura.

Posts Relacionados

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse, de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e ficar ligado no mundo da arquitetura sustentável.