fbpx
Pular para o conteúdo

SUSTENTABILIDADE E CONSTRUÇÕES DE ALTO PADRÃO

SUSTENTABILIDADE E CONSTRUÇÕES DE ALTO PADRÃO

Henrique Martins

18/Ago | Leitura 2min

CONSTRUÇÕES DE ALTO PADRÃO

    O mercado imobiliário está cada vez mais rigoroso com as questões voltadas para a sustentabilidade, já faz algum tempo que tomar medidas sustentáveis deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade, bastante requisitada e exigida pelos clientes, compradores e proprietários das edificações.

    E no mercado de alto padrão esta medida é ainda mais evidente, uma vez que as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente e sabem que é necessário tomarem medidas para reduzir os impactos gerados pela construção civil, mas ao mesmo tempo não querem abrir mão de suas luxuosas e belas casas.

   Afinal, é possível ter uma casa luxuosa e ainda sim totalmente sustentável?

Sim! É totalmente possível!

Casa alto padrão interior (CONSTRUÇÕES DE ALTO PADRÃO)

    O paradigma de que construções de terra são apenas para casas mais simplórias é totalmente equivocado. Métodos de bioconstrução estão sendo cada vez mais utilizados em obras complexas e com alto valor agregado, estamos falando da adaptação da histórica arquitetura vernacular para os grandes projetos contemporâneos, métodos como o pau-a-pique, taipa de pilão, super adobe, entre outros, estão voltando à tona junto com a consciência social da importância de se valorizar as matérias primas naturais, reduzindo o impacto gerado pela construção convencional.

    Quando pensamos nas mansões e casas de alto padrão que são mais comuns, em sua maioria, estamos nos referindo a projetos com estruturas metálicas, alvenaria convencional, telhados embutidos com telhas sanduíches, forros de gesso e pisos porcelanatos maravilhosos. Itens que são todos fabricados artificialmente e geram diversos danos ao ecossistema ao longo de sua linha produtiva.

ConstruçÕES de alto padrão

    Por que não construir essas mesmas edificações utilizando estruturas de madeira de reflorestamento, paredes de bioconstrução, steel frame ou wood frame, telhados verdes (que se transformam em ambientes agregados a casa), forros de fibras naturais e pisos de madeira ou bambu? O que acha? O resultado além de ecológico seria de uma edificação com personalidade, com sensações, que contribui para o bem-estar da natureza e de quem a habitar.

    A construção ecológica tem como princípio a preservação, desde a preservação ambiental até a da saúde do habitante. Diversos estudos comprovaram que ter uma casa construída com texturas, sensações, iluminação natural, dentre outras características que compõe a construção ecológica, faz com que o ambiente se torne mais saudável, são todos materiais atóxicos e antialérgicos, as características ajudam na redução do estresse, da ansiedade, promove o bem-estar e melhora a longevidade das pessoas que a habitam.

    O benefício de se construir com consciência vai muito além do material, e construir dessa forma é possibilitar ainda mais desenvolver projetos diferentes e ousados, os materiais sustentáveis possuem uma diversidade e variedade de aplicações muito maior que a dos materiais fabricados convencionais, uma mansão luxuosa pode ser ainda mais impressionante se projetada com métodos e as técnicas adequadas. 

Posts Relacionados

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse, de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e ficar ligado no mundo da arquitetura sustentável.