fbpx
Pular para o conteúdo

CABANA NA SERRINHA

CABANA NA SERRINHA

Refúgio sustentável que emerge entre a Área de Proteção Ambiental na mata atlântica carioca.

Cabana Serrinha
Cabana Serrinha fundo lateral esquerda
Cabana Serrinha Vista do alto

Ficha Técnica

Área construída: 54,80m²

Área do Terreno: 10.000m²

Ano: 2022

Previsão para obra: 2023

Localização: A.P.A Serrinha do Alambari, Resende – RJ

        A Cabana No Meio do Mato é um projeto desenvolvido em meio a Área de Proteção Ambiental, na Serrinha do Alambari, que faz parte do município de Resende, estado do Rio de Janeiro. A Serrinha é um paraíso verde resguardado na encosta leste do Parque nacional de Itatiaia, Serra da Mantiqueira, lar de lindas paisagens, e nascentes prósperas e potáveis que encorparam vários rios, poços e cachoeiras, dentre os principais deles está o rio Alambari, que batiza o local. Rio que corre e abastece o terreno em pauta, e que pode ser acessado através de trilhas no quintal do projeto.

        Utilizando uma pequena porção dos 10.000m² do terreno, foi onde desenvolvemos o projeto da Cabana de 54,80m², ela está localizada ao topo da trilha que acessa os poços naturais do Alambari. Este projeto desafiador possui algumas complexidades para a execução, como o acesso ao local da construção que é feito quase inteiramente por trilha mata a dentro, para o desenvolvimento arquitetônico levamos em consideração suas peculiaridades e buscamos métodos que possam facilitar a execução da obra.

Cabana Serrinha Frente
Design sem nome (45)

“A essência do projeto é a experiência para os hóspedes, ou seja, uma imersão! A proposta de construir um refúgio imerso na mata é proporcionar uma vivência única de contato com a natureza e sentimento de pertencimento.” – Pietro Falsetta, proprietário.

        Considerando o ideal de nosso cliente, oferecemos uma arquitetura totalmente ecológica, e para viabilizarmos o desafio logístico de se construir mata adentro, optamos por estruturas em madeira, com exceção das fundações de concreto, todo o “esqueleto” da cabana será feito de madeira de reflorestamento.

        Outra adaptação que foi tomada, é a integração de algumas palmeiras de Juçara a construção, árvores na qual a espécie está ameaçada de extinção e a obra não poderá afetá-las.

        Pensando em uma obra limpa e natural, escolhemos uma técnica de bioconstrução para as paredes, o pau-a-pique, método que oferece conforto e compensação térmica natural, é hipoalergênico, não demanda revestimentos ou grandes acabamentos e pode ser criado no próprio local. O pau-a-pique junto das paredes de pedra natural trazem os elementos naturais presentes na Serrinha e proporcionam a sensação de pertencimento, sensação que é ainda mais evidenciada pelas aberturas de portas e janelas que em todos os cômodos enquadram a paisagem com uma visão de 360º do ambiente ao redor.

Cabana Serrinha Frente lateral direita

        Além desses elementos os ambientes contam com forro de bambu natural, bancadas de madeiras naturais na cozinha e lavabo, escada de troncos naturais, piso de bambu natural tratado e pedra seixo selada no banheiro que se integra a uma rocha já existente no terreno que salta dentro do box de banho, box que possui acesso ao deck externo com vista panorâmica.

Cabana Serrinha Interior vista cozinha
Cabana Serrinha banheiro e escada

        O projeto de imersão na cabana da Serrinha possui características que foram desenvolvidas levando em conta um estilo de vida ousado e digno dos amantes da natureza, algumas mordomias do projeto contribuem tanto para a experiência quanto para a comodidade do usuário, como o spa integrado ao deck projetado em formato de ofurô feito de madeira natural, de onde o usuário pode relaxar apreciando a vista e se desafiar ao mesmo tempo, ao tomar um banho próximo à encosta da montanha. Ou que tal deitar em uma rede suspensa estilo Bali para ler um livro? Rede integrada ao deck superior do quarto, ou quem sabe aproveitar a sauna? Sauna que será construída em cima de uma das grandes rochas do terreno.

        O layout do projeto ainda conta com dois decks isolados, um com mesa para refeições e outro pensado para a prática de yoga e meditações, tudo pensando em complementar um fim de semana comum de relaxamento com um pouco de aventura e experiências de quem quer fugir da rotina metropolitana.

Cabana Serrinha Vista do alto

        E para o caminho até a cabana projetamos uma passarela para proporcionar um acesso mais tranquilo e também para que ao mesmo tempo possam admirar a flora que compõe o lugar, as imensas palmeiras de Juçara, fornecedoras do fruto do açaí de Juçara e as belas samambaias de xaxim.

        A Cabana na Serrinha é um projeto com muita personalidade e a cada traço evidencia essa característica, a dificuldade e complexidade tornam o projeto ainda mais interessante e oferece cenas e sensações dignas de filme.

Cabana Serrinha vista do vale
Cabana Serrinha Vista quarto
Cabana Serrinha vista dentro pra fora
Cabana Serrinha frente lateral esquerda

Gostou?

Entre em contato conosco

Solicite seu orçamento

Conheça nossos projetos de cabanas sustentáveis